terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fora da nova ordem mundial ou será a nova ordem?

O mundo anda mudado. Com perdão do trocadilho infame, a super crise econômica americana tem me feito pensar muito. Nunca achei que iria assistir o grande império passar por uma derrocada dessa magnitude. Acho que sempre foi bastante impensado para todos nós – que vivemos nos anos 90.

Não vi a queda do muro de Berlim – nasci em 87, era muito pequena na época. No mundo em que vivi só existia uma potência, os EUA. Tudo que consumi até uns 12 ou 13 era absolutamente americano. Os seriados, a moda, os brinquedos. Houve uma época em que fashion era usar camisetas de bandeira e adivinha qual? A americana obviamente.

Desde os atentados de 11 de setembro, as coisas começaram a mudar. Ficou claro nesse episódio que a CIA era menos poderosa do que – me arrisco a dizer – o mundo pensava. Acreditávamos que eles eram capazes de descobrir – e abortar – qualquer plano que pudesse desestabilizar a ordem e o funcionamento dos EUA. Até que uns camaradas vindos do terceiro mundo mostraram que nem tudo é tão perfeito quanto parece.

De 2001 para cá, é possível perceber que o Tio Sam perdeu o controle do quintal. Hoje a resistência ideológica que temos a eles é bastante expressiva. A idéia de ter um American Way of Life não anima tanto quanto antigamente. E cá entre nós, as desculpas que eles nos dão hoje, não nos fazem vê-los com melhores olhos para cometerem os erros e violações que cometem.

A guerra do Iraque foi uma das piores desculpas já vistas. As tais armas não apareceram até hoje, e, não vão aparecer. O que apareceu – e não pegou muito bem – foi a besteira que fizeram por lá. Hoje eles têm uma tremenda batata quente na mão, e, para piorar, nenhuma desculpa na manga – para engabelar o mundo. Quem paga são os soldados que continuam a morrer.

Até então, de uma forma ou de outra – e numa análise para lá de superficial – só quem se dava mal era o americano médio – que assistia seu filho ir para guerra – e os iraquianos. Agora, tudo mudou de figura. Com essa crise, que vai se tornar recessão- ou talvez já tenha se tornado – os bolsos e bolsas mundiais estão sentindo o impacto. A indústria automobilística americana já anunciou, ou constatou o tamanho do problema. Agora, até os jornais estão enrolados. O New York Times que o diga, vai hipotecar a sede.

Enquanto isso Seu Obama está com a difícil missão de nomear os futuros nomes do governo sem trair a base de apoio – vocês achavam que era só no Brasil? Erraram feio.

Os problemas de lá nunca foram tão palpáveis quanto são agora – na minha opinião. Cogita-se a idéia de fazer um pacotão – que tem tentado salvar a economia – comparado ao New Deal! Os tempos estão mudando...

Não faço idéia de como eles/mundo vão sair dessa. Uma amiga minha vem me dizendo que iremos ver o cowboy se dobrar ao chinês. Exageros aparte, acho que não chega a tanto, mas de fato, alguma coisa está fora da nova ordem mundial, isso com certeza está.
p.s.: Esse texto não tem nenhuma intenção de ser econômico,político,redondo e etc. Foi escrito por uma crítica do sistema "estabelecido" - até hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cowboy se dobrar ao chinês??? Ná!
Concordo contigo, o mundo tá mudando... O problema é que ninguém ainda sabe pra onde... Talvez se passe a olhar pro Oriente! Não para o novo oriente... Mas para aquele velho que nem eu e nem você tivemos oportunidade de olhar naqueles lindos anos 90! Você sabe bem quais são as minhas teorias, né?
Enfim, o fim do mundo americano ainda está longe... Muita surpresa ainda vem por aí!
Amei o texto! Mto bom!

Bjos,
Pedro Torres, o anti-camaradas!