segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ao Dorival

Sou apaixonada pelos artistas baianos da MPB, mas preciso dizer que acho que ninguém cantou tão bem a Bahia como um certo Dorival Caimmy. Ele junto com Jorge Amado tem presente em sua obra a essência do que entendemos como Bahia.

Dorival tinha uma brejeirice gostosa de ver. A voz forte, o risinho discreto e a suavidade se misturavam em uma mistura atípica que resultava no talento e carisma dele.

Do que foi cantado por ele temos de tudo um pouco. Desde a vizinha do lado mexia com o juízo do vizinho e do homem que ia trabalhar. Da Anália que não queria ir a uma tal Maracangalha. A baiana que despertava dúvida sobre o que ela tanto tinha. O pescador que tinha dois amores o da terra e o do mar. Sem dizer que quem não gosta de samba bom sujeito não era. Ou ruim da cabeça ou doente do pé.

A Bahia perdeu quem sabia canta-la como ninguém. As obras de Dorival e Jorge Amado se misturam. Nelas que entendemos o jeito de ser baiano que os dois tinham tanto orgulho.
P.S.: Quem nunca leu nada de Jorge Amado leia escutando Caimmy

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, agora vc falou uma coisa que eu concordo plenamente. Dorival e Jorge se completam! Parecem ser a mesma pessoa se expressando de maneira diferente. Aí a gente se pergunta: O que é que a Bahia tem?