segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Sedução do Léxico

Acredito que o mundo pode ser traduzido pela palavra com mais força até do que pela imagem. O cinema, para mim, não chega aos pés da literatura –basta observar que não existe adaptação cinematográfica que seja melhor que o livro original. As palavras têm um poder que deixa marcas indeléveis na memória (e no inconsciente coletivo). Quem não tem uma frase feita na ponta da língua que atire a primeira pedra.

A literatura é mais lúdica, faz pensar, oferece infinitas alternativas para a imaginação. O cenário, a trilha sonora, o rosto dos personagens... tudo é obra sua, leitor. O lirismo traz consigo a possibilidade de múltiplas interpretações, que se encaixam em múltiplos contextos pessoais—quando alguém diz “essa é minha música”, dificilmente está se referindo à melodia.

A literatura traz em si uma simplicidade ao estilo “menos é mais”. A priori, não necessita de tecnologia para ser executada, e pode ser reproduzida para outra pessoa pela fala, sem requerer requinte; numa conversa qualquer, um trecho de poema ou um excerto famoso podem ser citados sem depreciação estética.

Sou apaixonada por prosa e verso, desde criança. Do livro ao jornal, passando pelo catálogo telefônico. Livros épicos, dramáticos, cômicos, policiais... todos têm seu espaço reservado na minha estante (preconceito eu só tenho com auto-ajuda). Pode soar clichê, mas a boa literatura me faz viajar no tempo e no espaço, sem sair da minha casa. Desconfio daquele que diz que não gosta de ler (parece radical? E é.).

Ler enriquece a alma, melhora o vocabulário, alarga os horizontes, traz temas novos às conversas, trabalha o auto-conhecimento e o entendimento do outro. E nem engorda!

3 comentários:

Maria Clara Freitas disse...

stela,
vou dizer que discordo frontalmente da sua opinião. Acho que as duas artes tem linguagens diferentes por isso não devem ser comparadas. Gosto bem de cinema e de livros. A vantagem do livro é a que você apontou montar a sua história com o figurino e cenario que imagina. Acho que as cenas dos filmes também são bem marcantes para mim!
bjks

Stela Tannure disse...

Amiga,

Escrevi o texto porque nos últimos dias só vejo gente me perguntando sobre cinema...p mim,é até bacana e tal,mas vivo sem ele maravilhosamente (por falar nisso,deve ter uns 4 dias que eu nem ligo a tv da minha casa...)

Bjo!

Anônimo disse...

Tenho que concordar com a Maria... São coisas bem diferentes e cada uma tem o seu valor. Assim como os livros, o cinema tb tem seus momentos mágicos. Algumas cenas e diálogos marcam nossas vidas como livros, poemas e músicas. Aliás, a música tb é outra linguagem que não podemos comparar com as outras duas. Enfim, ao que me consta temos 7 formas de arte diferentes e cada uma com sua magia, seu significado e seu impacto sobre nós. No fundo, podem representar expressões diferentes de um mesmo sentimento!
Bom, mas como eu sempre tenho q concordar contigo, Stela, tb tenho preconceito com auto-ajuda! hauhauha! Ah, e não consigo entender essas pessoas que dizem que não gostam de ler. Sério, acho de uma mediocridade sem tamanho! Teria vergonha de dizer isso, mesmo que eu tb não gostasse.
Enfim, antes que esse comentário vire um texto eu vou concluir... Gosto de livros, filmes e músicas com a mesma intensidade, talvez. Talvez não!

Bjos!