quarta-feira, 2 de julho de 2008

Espelhos

Agora que saímos da adolescência (beleza, eu ainda levo susto quando tenho atitudes de “gente grande”), eu e minhas amigas chegamos a um consenso esquisito: estamos cada vez mais parecidas com nossas mães.

Elas sempre foram o nosso alvo de críticas preferido. No meu caso, não eram propriamente críticas (minha mãe é um anjo, eu não tenho do que reclamar), mas repreensões esquisitinhas. Enquanto eu falo alto, gesticulo e rio o tempo todo, minha mãe sempre dizia coisas do tipo “Nossa, não sei como você consegue falar em público, eu prefiro morrer”. Além disso, mami sempre foi caseira, e eu a-mo qualquer coisa fora da minha aconchegante casinha: de festa caída a evento do ano, tô em todas. Só para citar algumas diferenças.

Eu me julgava totalmente diferente dela, sem ter onde enxergar semelhança (nem física, ela brinca que sou “filha da avó”). Aí aconteceu o inesperado: cresci. E começaram a acontecer coisas inéditas.

Ano passado, ela foi me buscar no cursinho no meu aniversário. No dia seguinte, umas cinco pessoas vieram me perguntar se minha mãe era “aquela morena que estava na lá na porta”. Como eu me assustei com tanta “adivinhação”, todos deram a mesma resposta: você nunca reparou que vocês têm o mesmo jeito? Não tem como confundir.

Em fevereiro, viajei com duas amigas e uma prima minha. Eu tomei tantas atitudes iguais às da minha mãe que minha prima decretou: “você está igual à madrinha.” Até colocar coisas que eu não precisava na mala, mas que eu sabia que as outras precisariam (mais Dione que isso, impossível).

Aliados a esses dois exemplos bobos, vêm comportamentos cotidianos, trejeitos, gestos, a bolsa repleta de bombons, uma sobrancelha arqueada na hora de chorar, detalhes tão pequenos que não existiam em mim e surgiram com o tempo. Eu pensava que era só comigo, mas quando compartilhei a informação, descobri ser tendência geral. Eu não me tornei uma mini-Di (mesmo porque eu sou muito maior que ela! :P); tornei-me uma mulher com muito mais em comum com ela do que eu poderia esperar.

Só consegui uma explicação para esse comportamento feminino pra lá de non sense. As mulheres têm uma autocrítica bem ácida. Em algum momento, transferimos para as nossas mães aquilo que não gostamos em nós mesmas, mas que em algum lugar, entendemos como inevitável em nós, justamente por ser uma espécie de herança.

E acaba não sendo ruim...

***

ENSINAMENTO
(Adélia Prado)

Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
"Coitado, até essa hora no serviço pesado".
Arrumou pão e café , deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.

***
PS: Falei sobre o texto para a minha mãe, e ela não conteve a pérola “é porque você me viu fazendo essas coisas e descobriu que dava certo!

3 comentários:

Anônimo disse...

"Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?"

Isso realmente é uma tendencia geral...quando pequeno tá la o menininho querendo vestir a roupa do pai, cresce um pouco (acha que virou gente) e passa a desprezar tudo aquilo que o assemelha. Mas mais forte que nós é aquilo que nos une a nossas mães! Realmente tem muito mais da minha mae em mim do que eu achei que poderia ter um dia, e ao contrario do que agente pensava, inevitavelmente vem aquele orgulho xD e isso é um sentimento mt bom!

;*** amiga!

ps: parece ter mt mais em comum entre eu e vc do que supomos! hahaha

Maria Clara Freitas disse...

É SEMPRE "REVOLTANTE" PARECER COM AS MÃES, AFINAL SEMPRE QUEREMOS MARCAR NOSSAS DIFERENÇAS.MASO FATO É QUE PARECE QUE PARECEMOS- NOSSA QUE FRASE ESTRANHA?!. ACHO QUE NOSSA CONVERSA FOI DE GRANDE VALIA HEIN?! RSRSRSR
BJKS

Anônimo disse...

Olha, posso dizer que isso não é apenas um aspecto feminino não, hein? A mesma coisa acontece comigo em relação aos meus pais... Acho que é normal um dia acordarmos e a ficha cair: Nós somos iguais aos nossos pais... Afinal, quem disse que "quem sai aos seus, não degenera" devia ter passado por isso tb!

P.S.: Pra completar eu tô numa fase horrível de falar todas essas frases de velho! uhuhauhauha