sexta-feira, 4 de julho de 2008

Muletas Linguísticas

Elas são viciantes, marcantes e idiossincráticas. Penetram pelas suas frases, maculam suas conversas, e quando você percebe, todo mundo já conhece o seu vício.

Todo mundo tem uma muleta lingüística: aquele adjetivo ou expressão que é a sua cara e fica pendurado no fim de cada frase. Nos graus mais profundos de dependência, ela está em to-das as frases, e a pessoa acaba por parecer uma caricatura de si mesma, como naquelas esquetes de surfistas onde um diz “e aí, brow?” e o outro responde “sooool”.

Eu, pelo menos, já fui viciada em dizer “nor-mal” (assim mesmo, sílabas bem separadas). Hoje, eu repito com alguma freqüência “fazer o quê, né? É a vida...” ou “bacaaaana”. Todo o meu português certinho cai por terra quando eu cometo uma dessas minhas atrocidades em prol da banalidade das minhas conversas.

O grande problema da muleta lingüística, para mim, é quando ela esconde uma total falta de assunto. Daí ela revela o seu aspecto mais denotativo, de suporte e máscara para uma pessoa que não tem mesmo nada para acrescentar.

Tentando lançar uma campanha para mim mesma: não posso repetir nenhum “conjunto de palavras” mais de cinco vezes ao dia!

"Sei que às vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas?"

2 comentários:

talita, ta? disse...

Hahaha.. é verdade, todos temos as muletas linguísticas. As minhas são tantas e incontáveis, mas eu as adoooro, acho que dar um outro ar pra história, não largo elas por nada nesse mundo. Aliás, só pro outra mais engraçada!

Obrigada pela visita no blog, passa por lá sempre, se quiser!
Vou te adicionar no meu. ;)
E o Mulé Burra lançando amizades a torto e a direito... muito bom, muito bom.
Beijos. ;*

Anônimo disse...

Texto bacaaaaaaaana amiga!
ehaUEHAUheauHEUeu
Nossa, eu uso tanto isso que acho melhor eu rever minhas falas =/
Mas até que põe uma dose de humor né, algumas palas, faz as pessoas lembrarem de você. É realmente um vício! Tanto quando eu tenho algo a falar, quando não tenho nada a dizer. É difícil se policiar constantemente. Eu logo me estressaria e mandaria todo mundo se fuder vei! ehaUHEAUheauHEAuhe ops, foi mal OU. Hahaha!

ps: falta de critividade para pensar o que discutir é algo que vc não tem amiga! beeju!