terça-feira, 1 de julho de 2008

Sorte ou Revés

Acho incrível observar pessoas tidas como esclarecidas deixarem suas máscaras de impassibilidade caírem para se abraçarem às suas superstições. Não pude conter uma gargalhada quando um professor meu, ateu “convicto”, depois de uma daquelas aulas em que se despreza totalmente o programa acadêmico para se prender a um discurso arrebatadoramente revoltado contra qualquer forma de religião, entra no mesmo ônibus que eu, perto o suficiente para que eu visse que ele tinha um pingente com uma figa pendurado no pescoço. Parece que ele já sabia o motivo do meu riso,e respondeu gaguejando alguma coisa como “Ahhh...ganhei quando era criança...”.Bacana, mas se o cara não acredita em nada, tirar um pingente comprometedoramente crédulo não poderia trazer azar,certo?

Sou católica praticante e, particularmente, acho bem engraçadas essas superstições. Meu primo é absolutamente fascinado pelo número 7. Meu pai nunca escreve com caneta preta. Tenho amigas que se apavoram quando encontram um gato preto. Eu costumo rir disso: meu único medo ao passar debaixo de uma escada é o de derrubá-la com a minha graciosidade habitual.

Eu me considerava imune a essas coisas até que resolvi me observar. Quando me levantei de manhã e coloquei desajeitadamente o pé direito no chão antes do esquerdo (o que seria naturalíssimo numa pessoa canhota), comecei a achar que essa minha imunidade era um tanto quanto falha. Quando desejei “Merda” a uma amiga minha, tal qual nos tempos de ballet, a sensação de falibilidade voltou. Mas quando eu me peguei procurando alguma coisa de madeira para “isolar” uma afirmação potencialmente causadora de má sorte...eu vi que não tinha jeito mesmo.

Só para constar: esse texto foi escrito numa Sexta-Feira 13!
:P

6 comentários:

Anônimo disse...

Essa coisa de supertição é complicado. Sou ateu também, ou atoa, como voce preferir! Mas realmente me pego fazendo essas coisas de bater na madeira (a do gato e da escada eu nem ligo). Acho que é mais por costume, por ver minha mae, minha vó e meus amigos fazendo, do que realmente acreditar em algo. Mas como ateu significa não crer em nada, prefiro sustentar a idéia de que essa palavra - ateu - tem um sentido muito restrito hoje em dia. Acho o crer em nada muito vago e acho que até quem se incluiu nesse grupo fica meio perdido. Costumo só falar que não tenho religião, mas posso passar o dia todo discutindo-as. Quem sabe se inventarem uma religião que presta homenagens à madeira eu finalmente nao me converta?
hehehe

ps: vc escreve mt bem ou [25852] heuAHEUAheuHEUeu

Unknown disse...

Stela!
...E não é que isso td q vc disse é verdade!

eu tenhon sérios traumas qdo eu mudo de lugar no sofá de casa e o botafogo perde ow...
eu pensava q era doideira minha mas tô vendo q eu sô, nesse aspecto, normal!
hehe

Excelente o texto, parabéns colegA!

Anônimo disse...

uhauhauuahhuha
Adorei!
Esses textos da Maria eu já conhecia, né? Mas os seus não!
Adorei mesmo!
Mas, o que seria desse país sem suas crendices e superstições? O que seria do catolicismo se não tivesse se apropriado desses costumes tão brasileiros?
Talvez eu me considere ateu, ou não, e confesso que também tenho minhas mandingas!

Bjos!

Anônimo disse...

So pra constar...botafogo perder não é azar né! E coisa corriqueira, do dia-a-dia. Quem é botafoguense tem que se tocar que isso é destino, ja é d vcs, e não sorte ou azar.


ps: nao resisti

Anônimo disse...

Foi escrito na última sexta-feira 13 [foi agora em junho]? :D

Cara, eu posso falar bem sobre o assunto, porque eu já fui doente com superstições! [Chega um ponto que vira doença, não tem jeito]
Eu sempre acordava e fazia um mesmo ritual, as ações eram sempre as mesmas para que eu tivesse um dia bom. Se eu usasse uma roupa e o dia não fosse bom, eu parava de usá-la, e assim por diante.
Enfim, consegui me curar e nem lembro mais dessas coisas, hoje em dia. Mas admito que ainda isolo, quando não gosto do assunto da conversa. hahaha

Ah, eu li o comentário do Bráulio e lembrei que o meu pai sempre fala que botafoguense é supersticioso! :)

Maria Clara Freitas disse...

olha tenho certeza absoluta que o flu só perdeu ontem pq não assisti o jogo com a calça que assisti todos os outros. rsrsrsrsrsrs