sexta-feira, 18 de julho de 2008

Será a barbárie?

A rua está deserta. A Lagoa nunca esteve tão erma. Flores na calçada. Na madrugada de hoje dois Policiais Militares foram assassinados na minha rua. Eu escutei os disparos.

A minha “ficha” ainda não caiu – e talvez nunca caia. È muito difícil pensar que duas pessoas foram mortas tão próximas de mim e da minha casa – a ponto de escutar os estrondos.

Os moradores estão apavorados. A imprensa tenta se valer de que o acidente foi em “um bairro nobre” do Rio. Aqui no prédio os porteiros não falam de outra coisa – eles também escutaram tudo. Quando penso que o que me separava da viatura era menos de 10 metros me assusto.

Não consigo deixar de pensar que por trás daquelas fardas tinham pais de família, sobrinhos, netos, alunos e maridos. Não sou perita em segurança pública, mas toda vez que reflito a esse respeito percebo, mais duas vidas se perderam nesse misto de selva e guerrilha urbana. Mais dois trabalhadores foram assassinados – brutalmente, sem tempo de ao menos tentarem se defender – em serviço.

Não cabe a mim dizer se a PM é vilã ou não do caos em que vivemos, mas posso sem dúvida nenhuma afirmar que duas mortes não tem explicação. É absurda essa situação. Se o Estado não consegue se proteger como irá nos proteger?

O texto está sem forma, mas acho que hoje eu também estou talvez esteja assim desde quando ouvi os disparos. Acho que já está na hora de acharmos uma alternativa para a barbárie em que estamos vivendo. Será o fim dos tempos?

2 comentários:

Anônimo disse...

BOm só pq eu virei editora!!huahuahuah
Ai amiga te adoro!!Bom se é o fim dos tempo eu não sei, mas que dá medo e assusta isso sim!!
Beijoss...."...Dias melhores pra sempre.."

Anônimo disse...

Cara, posso te falar uma coisa... Por mais clichê que seja essa história de que a pessoa que está viajando não saiba o que está acontecendo no Brasil e se vista das cores do país que visitou, eu juro que me assustei qdo voltei...
Tipo assim, fiquei 15 dias sem ler ou assistir nenhum jornal! Qdo cheguei eu vi a quantidade de coisas que tinham acontecido nesse meio-tempo. Parece que qdo a gente tá no Brasil as notícias passam voando e a gente não percebe o que está acontecendo, sabe? Fiquei pensando e percebi que se eu estivesse aqui, todas essas notícias teriam passado batidas... Mas, exatamente pelo fato de estar alheio à realidade, é que eu percebi que nós, aqui no Brasil, é que estamos completamente alheios a tudo o que acontece mesmo qdo estamos aqui, assistindo diariamente ao Jornal Nacional. Confesso que tudo o que aconteceu nessas últimas 2 semanas me chocaram, e me revoltaram, mais do que os últimos dois anos!
Cara, como assim? Essa cidade está vivendo um verdadeiro caos. E qdo eu digo 'caos' eu qro dizer aquilo que está escrito no Aurélio para a definição do termo, e não a expressão que utilizamos, quase que como um gíria, para nos referirmos a um dia de mto trânsito engarrafado!
Estou precisando de mais algumas horas de conversa e reflexão com vc, amiga!
Esse país ainda tem jeito... Tem que ter um jeito...