terça-feira, 1 de julho de 2008

“Numa moldura clara e simples...”

Finalizando o ciclo de apresentações, fui quase “obrigada” a escrever esse texto. Parece forte, mas se encaixa porque eu tenho fugido de auto-análises ultimamente.

Stela Tannure Leal (mas prefiro usar só o sobrenome materno, que evoca a aridez do Líbano e é mais sonoro); 20 anos; irmãe (neologismo criado para explicar minha complexa ligação com o meu único irmão, de 5 anos), filha, neta, prima, amiga; valenciana de nascimento e juizforana de coração.

Escolhi Juiz de Fora para ser o “lugar onde eu ia crescer” antes de saber qual faculdade eu cursaria. Mas, acasos da vida, no meu ano de vestibular eu prestei exame para a UFF (aquelas coisas do tipo “filha, você não pode fazer um vestibular só”). Como praga de mãe sempre pega, só passei na UFF. Mas a UFJF não virou fumaça... virou teimosia.

Fui para Niterói em 2006, apaixonei de vez pelo meu curso (Direito, eu havia esquecido de mencionar), conheci gente incrível, mas resolvi prestar o vestibular para JF, meio por esporte. Não fui chamada por umas duas questões. Vivi a perplexidade quando vi que tinha chegado tão perto sem ter me preparado. E foi aí que fiz o que um monte de gente acha delírio: tranquei a faculdade e transformei 2007 em ano de cursinho.

Fui embora para JF, estudei horrores, conheci ainda mais gente incrível... e para suavizar as lembranças de um ano que não foi lá muito agradável, eu passei. Recebi a notícia numa manhã de segunda-feira, depois de uma noite inteira em claro, roendo as unhas e perturbando Isabella, outra amiga daquelas que dispensa comentários. E foi o momento mais histérico da minha vida.

Agora estou nas minhas últimas semanas de férias (passei para o 2º semestre), entediada e louca para recomeçar a lidar com aquilo que a vocação escolheu.

Ainda que minha vida, até 2007, tenha girado em torno do meu sonho de cursar Direito na UFJF, consegui não abandonar minha identidade. Sou super família e acho que esse traço se desenvolveu em mim por morar na mesma casa que os meus avós desde que me entendo por gente – determinismo geográfico puro. Filha única até os 15, “adotei” como irmãos os meus primos.

Sou dessas pessoas que tentam conversar, conforme a minha parca paciência me permite. Existem pessoas com as quais eu sinto uma simpatia gratuita (os casos de antipatia gratuita também acontecem). Amigos mesmo, conto nos dedos das mãos; nesses casos, sou de fidelidade canina. Não gosto da palavra “inimigo” e nem acho que eu o seja para alguém.

Minha mãe costuma dizer que eu sou dramática. A culpa é dela mesma: me educou com literatura demais numa família quase que só feminina.

Como esse texto está confessional demais me despeço por aqui...
(Acho que sou mais complexa que pensava!)

7 comentários:

Anônimo disse...

Se descreveu como ninguém, Stela! Ficou muito bom!

"Agora estou nas minhas últimas semanas de férias (passei para o 2º semestre), entediada e louca para recomeçar a lidar com aquilo que a vocação escolheu."
Você sabe que eu faço de suas palavras as minhas, né? hahaha :D

Amei o blog, voltarei sempre!
=***

Unknown disse...

Stela,

Adorei a citação ao povo incrível de Niterói!Vc marcou a minha entrada na uff, e agradeço o fato de ter pessoas como vc!

Sobre sua teimosia com a UFJF, apesar de achar loucura, eu compreendo bem...Tinha a mesma vontade desde do dia que botei meus olhos no prédio da UFF!

Curta as férias, pq depois o bicho pega!viu?!

Mil bjooos, Couveee!

Andrey Brugger disse...

"Mas a UFJF não virou fumaça... virou teimosia" ;

SANTA TEIMOSIA que me fez rever conceitos e quase enfiar a 'cara" no buraco mais próximo, tudo por conta da minha antiga mania de pré-julgamentos, que a mesma UFJF PULVERIZOU! =)

Não preciso dizer o quao fantastico já é o começo do blog, e nem preciso dizer também que ganhou um leitor frequente! :)

Você é caloura, mas jamais burra. heehehe..

Sucesso. E conta sempre comigo! Sério! xD

bejao

Unknown disse...

Esqueceu de dizer que foi a melhor aluna de retórica da prof. Luanda no Opção! Perspicaz em suas contribuições, sensível em suas avaliações!!!

mary disse...

eh!!!!Acho que sou a primeira a comentar!! =)
stela..o texto ta lindo!!
Parabéns!!
mary

Anônimo disse...

texto incrivel como sempre ne!
so n gostei da falta de alguma citação a respeito dos nossos seis meses de ferias! (eu sou mt chata!)

critica tb ao titulo, por que vc de forma alguma é aquilo que se vê!(eu realmente sou chata!)

no mais, favoritos aki ja xD

;*

Anônimo disse...

Ótimo título!Adoro essa música!
Não sabia que vc tinhas esses "dotes" de escrita, Stela!Muito bons os textos...

E só pra relembrar, "últimas semanas de férias",nunca fiquei tão feliz com isso!Não vejo a hora de começar!5 anos pela frente!O sonho de estudar na UFJF enfim, se realiza!
Td de bom (para nós!hahuahua)
Bjos!